Direcção da Associação recebida por Deputados da IL e do BE e pelo PAN

Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR
Avenida dos Defensores de Chaves, n.º 65 - 3.º
1000-113 Lisboa
Tel.: (+351) 21 301 54 53/ 21 301 54 59/ 21 301 69 99
Fax: (+351) 21 301 65 36
Início Notícias Destaques Direcção da Associação recebida por Deputados da IL e do BE e pelo PAN
Direcção da Associação recebida por Deputados da IL e do BE e pelo PAN Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por APR   
Terça, 31 Maio 2022 15:33

presidente_APR

 

Na passada quarta-feira a Associação regressou ao Parlamento: foi a terceira e última ronda de conversas destinadas a sensibilizar os Deputados, e os vários Grupos Parlamentares, para os problemas do sector da rádio.

No dia 25 de Maio o Presidente da Direcção e a Directora de Serviços estiveram reunidos com:

. o Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal;
. o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda;
. assessores do PAN.

Na primeira reunião, com a Iniciativa Liberal, a APR foi recebida pela Deputada Joana Cordeiro, Coordenadora da IL na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, tendo sido apresentadas aquelas que são as principais preocupações do sector.

GP_IL_peqO Presidente da Associação começou por falar sobre o crescimento registado pelo sector nos últimos tempos, nomeadamente no que respeita à aos valores de audição registados no último ano, bem como aos dados recentemente divulgados sobre o acesso a conteúdos de rádio através da internet.

Segundo Luís Mendonça isto atesta não só a resiliência das rádios, demonstrada ao longo de todo o período da pandemia, mas também a capacidade do sector em se adaptar à realidade, visto que tem sabido aproveitar e utilizar da melhor forma as “novas” ferramentas de trabalho proporcionadas pela internet.

Mais uma vez foi deixado o alerta para a necessidade de os partidos com assento na Assembleia da República contribuírem para a valorização do sector, apoiando as necessidades das rádios com as alterações legislativas necessárias.

Tal como nas reuniões anteriores, foram apresentados os temas que a APR entende como os mais prementes para o sector:

. a questão dos direitos de autor e conexos;
. a emissão de tempos de antena pelas rádios locais nos vários actos eleitorais;
. a distribuição da Publicidade Institucional do Estado.

No Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda a Direcção da APR foi recebida pela Deputada Joana Mortágua, Vice-Presidente da Comissão de Cultura, e Coordenadora do Bloco nesta Comissão.

GP_BE_peq

Os temas abordados foram, essencialmente, os mesmos, contudo o Bloco quis saber qual a opinião da APR sobre a forma como tinha decorrido o processo de compra antecipada de publicidade do Estado promovido em 2020, e que teve como objectivo apoiar os OCS no período mais complicado da pandemia.

O Bloco manifestou ainda preocupação com a utilização de conteúdos por parte de sites de internet e agregadores de notícias, um tema que afecta particularmente a imprensa e a agência LUSA.

A concluir esta ronda de reuniões, a Direcção foi ainda recebida pelos assessores jurídicos do PAN, visto que a Deputada Única do Partido se encontrava a participar na Comissão do Orçamento.

GP_PAN_peq
Foram mais uma vez apresentados os temas que consideramos mais importantes, tendo-nos sido garantido que o PAN tem uma grande preocupação com as rádios locais e com a imprensa regional, tendo-se comprometido a analisar as propostas da Associação com a maior atenção, assim que o processo legislativo sobre o Orçamento do Estado para 2022 fique definitivamente concluído, o que aconteceu no passado dia 27 de Maio, com o documento a ser aprovado apenas com os votos dos Deputados Socialistas.

Após as várias reuniões foi entregue aos vários Deputados que nos receberam documentação completa sobre as propostas apresentadas pela Associação nos encontros.

A APR irá agora aguardar com expectativa pelos resultados destas reuniões, sendo que apenas não foi possível falar com o Deputado Único eleito pelo Livre.

  Voltar