UBI promove debate sobre Desinformação na Pandemia

Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR
Avenida dos Defensores de Chaves, n.º 65 - 3.º
1000-113 Lisboa
Tel.: (+351) 21 301 54 53/ 21 301 54 59/ 21 301 69 99
Fax: (+351) 21 301 65 36
Início Notícias Destaques UBI promove debate sobre Desinformação na Pandemia
UBI promove debate sobre Desinformação na Pandemia Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por APR   
Quinta, 01 Outubro 2020 10:44

iniciativa_remedia_lab

COVID-19 #DisInfoStudies Seminar

Este é o tema do evento online a promover amanhã - 2 de Outubro - pelo re/media.Lab e o LabCom da UBI (Universidade da Beira Interior), em conjunto com o Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade da SOPCOM.

A participação neste Seminário – que pode ser feita clicando aqui – é gratuita e encontra-se aberta a todos os interessados, não sendo sequer necessário proceder a registo prévio

Esta iniciativa surge na sequência da polarização recente de vários processos políticos, culturais e comunicativos em torno da pandemia COVID-19, uma matéria que, segundo a organização, exige um trabalho contínuo e urgente, sendo que o Seminário de amanhã terá como foco principal a circulação de desinformação e “fake news” no contexto da pandemia.

O evento, que tem início marcado para as 10h00, será constituído por duas mesas redondas – uma que analisa o ponto de vista internacional e outra que irá abordar a questão do ponto de vista nacional – que incluem convidados de diferentes áreas científicas (comunicação, jornalismo, sociologia ou psicologia).

Edson Tandoc Jr., da Nanyang Technological University in Singapore, na Malásia; Karin Wahl-Jorgensen, da Cardiff University, no Reino Unido; e J. Scott Brennen, do Reuters Institute, também do Reino Unido serão os oradores da sessão da manhã, moderada pela Professora Anabela Gradim, do LabCom da UBI.

Durante a tarde Gustavo Cardoso, do ISCTE; Isabel Babo, da Universidade Lusófona; João Carlos Correia, da Universidade da Beira Interior; e Nuno Sá Teixeira, da Universidade de Aveiro, serão os oradores do painel que irá dar a perspectiva portuguesa sobre o tema, e que será moderado pela Professora Inês Amaral, da Universidade de Coimbra.

O debate será ainda alargado aos interessados, que acompanhem a transmissão em direto e decidam colocar questões

Para informação pormenorizada sobre este evento os interessados devem aceder a www.labcom.ubi.pt/disinforstudies/.

  Voltar