OberCom identifica tendências no sector dos media Versão para impressão
Quinta, 02 Junho 2022 12:22

Obercom_Tendencias_media

 

 

 

 

 

 

Media e Jornalismo. Tendências 2022 é o título do relatório recentemente publicado pelo Observatório da Comunicação.


Disponibilizado ao público no passado dia 10 de Maio, este documento identifica as principais tendências evolutivas no ecossistema mediático e noticioso global.

Segundo o OberCom “Recorrendo a uma meta-análise das fontes mais relevantes que se dedicam ao mapeamento do que será, no breve prazo, o futuro dos media, procuramos sistematizar os diversos cenários que nos esperam nos próximos anos.”.

De acordo com o OberCom, “Este relatório representa uma continuidade com estudos anteriores do OberCom, mas assinala uma nova fase na interpretação dos fenómenos mediáticos, uma vez que se apresenta organizado por tendências, e não por setor.”.

De entre os temas abordados o Observatório opta por destacar a cada vez maior centralidade do áudio, através de formatos como o podcasting e dispositivos inteligentes e conectados; a ascensão do(s) metaverso(s); e a monetização dos artefactos digitais, acrescentando que “falar do futuro dos media é, também, falar do futuro das plataformas”, sendo que este trabalho procura servir como ponto de partida para tais discussões.