OberCom identifica tendências no sector dos media

Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR
Avenida dos Defensores de Chaves, n.º 65 - 3.º
1000-113 Lisboa
Tel.: (+351) 21 301 54 53/ 21 301 54 59/ 21 301 69 99
Fax: (+351) 21 301 65 36
Início Notícias OberCom identifica tendências no sector dos media
OberCom identifica tendências no sector dos media Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 02 Junho 2022 12:22

Obercom_Tendencias_media

 

 

 

 

 

 

Media e Jornalismo. Tendências 2022 é o título do relatório recentemente publicado pelo Observatório da Comunicação.


Disponibilizado ao público no passado dia 10 de Maio, este documento identifica as principais tendências evolutivas no ecossistema mediático e noticioso global.

Segundo o OberCom “Recorrendo a uma meta-análise das fontes mais relevantes que se dedicam ao mapeamento do que será, no breve prazo, o futuro dos media, procuramos sistematizar os diversos cenários que nos esperam nos próximos anos.”.

De acordo com o OberCom, “Este relatório representa uma continuidade com estudos anteriores do OberCom, mas assinala uma nova fase na interpretação dos fenómenos mediáticos, uma vez que se apresenta organizado por tendências, e não por setor.”.

De entre os temas abordados o Observatório opta por destacar a cada vez maior centralidade do áudio, através de formatos como o podcasting e dispositivos inteligentes e conectados; a ascensão do(s) metaverso(s); e a monetização dos artefactos digitais, acrescentando que “falar do futuro dos media é, também, falar do futuro das plataformas”, sendo que este trabalho procura servir como ponto de partida para tais discussões.

  Voltar