Arranca hoje a migração da rede TDT

Associação Portuguesa de Radiodifusão - APR
Avenida dos Defensores de Chaves, n.º 65 - 3.º
1000-113 Lisboa
Tel.: (+351) 21 301 54 53/ 21 301 54 59/ 21 301 69 99
Fax: (+351) 21 301 65 36
Início Notícias Arranca hoje a migração da rede TDT
Arranca hoje a migração da rede TDT Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 26 Novembro 2019 17:14

TDT



Hoje é dado o primeiro passo no processo de migração da actual rede de Televisão Digital Terrestre: a experiência piloto da migração, que consiste na alteração do emissor de Odivelas Centro, está programada para hoje.

A mudança consiste apenas numa alteração das frequências em que as emissões por via hertziana são transmitidas, pelo que os utilizadores necesitam apenas proceder a uma sintonização do seu equipamento para voltar a ter acesso à emissão de TDT.

Atendendo a que em causa estão apenas as emissões hertzianas, todos os clientes/ espectadores que acedam aos canais de TDT através de cabo ou fibra não necessitam efectuar qualquer alteraçao, visto que o serviço não é recebido por antena.

Este será contudo um primeiro teste para afinar todos os procedimentos que saerão depois aplicados a nível nacional, ainda que de forma faseada.

As alterações dos restantes emissores que compõem a rede de TDT irão acontecer apenas no próximo ano, sendo que, segundo as previsões, começam entre a 3.ª semana de Janeiro e a 1.ª semana de Fevereiro, prevendo-se que o processo esteja totalmente terminado no dia 30 de Junho de 2020.

O processo vai iniciar-se de sul para norte e deverá terminar nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, procurando desta forma garantir que o estado do tempo não irá interferir nos tabalhos.

Para informação pormenorizada sobre esta matéria deverão ser contactados os serviços da ANACOM, sendo que se encontram disponíveis uma série de ferramentas destinadas a apoiar as populações durante todo o processo de migração.

Clique aqui para ter acesso a toda a informação disponível até ao momento.

migracao_TDT

  Voltar