Direcção-Geral do Consumidor alerta para a Igualdade de Género na publicidade |
Escrito por APR |
Terça, 14 Janeiro 2020 15:36 |
A Direcção-Geral do Consumidor divulgou recentemente uma Recomendação sobre Igualdade de Género nas comunicações comerciais. Esta recomendação, que se destina às associações representativas e aos operadores económicos do sector, tem por objectivo alertar os anunciantes, bem como todas as entidades relacionadas com a comunicação comercial, entre as quais se incluem órgãos de comunicação social, para a utilização de estereótipos de género nas comunicações comerciais. Relembramos que a DGC é a entidade pública competente para assegurar a protecção dos direitos e interesses dos consumidores, possuindo também competências de fiscalização e acompanhamento da publicidade comercial e institucional. Assim, relembrando as características que a publicidade não deve ter, a DCG recomenda aos profissionais do sector que na comunicação comercial: · Promovam uma imagem diversificada e realista das competências e do potencial das mulheres e dos homens na sociedade; · Contribuam para a informação e educação dos consumidores, na mudança dos comportamentos, das normas culturais e das representações sociais entre géneros; · Utilizem imagens e linguagem inclusiva; · Combatam os estereótipos de género, o sexismo e a misoginia nas mensagens comerciais nos meios tradicionais, na internet e redes sociais. |