Direcção-Geral do Consumidor alerta para a Igualdade de Género na publicidade Versão para impressão
Escrito por APR   
Terça, 14 Janeiro 2020 15:36
DGConsumidor

A Direcção-Geral do Consumidor divulgou recentemente uma Recomendação sobre Igualdade de Género nas comunicações comerciais.

Esta recomendação, que se destina às associações representativas e aos operadores económicos do sector, tem por objectivo alertar os anunciantes, bem como todas as entidades relacionadas com a comunicação comercial, entre as quais se incluem órgãos de comunicação social, para a utilização de estereótipos de género nas comunicações comerciais.

Relembramos que a DGC é a entidade pública competente para assegurar a protecção dos direitos e interesses dos consumidores, possuindo também competências de fiscalização e acompanhamento da publicidade comercial e institucional.

Assim, relembrando as características que a publicidade não deve ter, a DCG recomenda aos profissionais do sector que na comunicação comercial:

· Promovam uma imagem diversificada e realista das competências e do potencial das mulheres e dos homens na sociedade;

· Contribuam para a informação e educação dos consumidores, na mudança dos comportamentos, das normas culturais e das representações sociais entre géneros;

· Utilizem imagens e linguagem inclusiva;

· Combatam os estereótipos de género, o sexismo e a misoginia nas mensagens comerciais nos meios tradicionais, na internet e redes sociais.